domingo, 1 de agosto de 2010

Antes de pegar o ônibus...

Esta carta eletrônica foi encaminhada por um ouvinte do Programa Rota da Verdade (Radio Clube AM 660), alertando orgãos fiscalizadores sobre 'artimanhas' adotadas por empresas de ônibus para visar vantagens sobre Prefeituras e passageiros...



Bom dia Senhores!Em primeiro lugar gostaria de parabeniza-los pelo otimo programa que faco questao de ouvir todos os dias quando estou em Ribeirao.Quem dera tivessemos mais programas de radio como o de vcs que prestam um grande trabalho a populacao! Sou do Parana. Trabalho a dois anos em Ribeirao, sou engenheiro agronomo, e alguns parentes meus la no Pr., tem empresa de onibus a mais de 40 anos na qual tambem trabalhei. Portanto o que vou relatar aqui, digo com total conhecimento de causa e aqui nao e diferente de lá mesmo porque as empresas de transporte de passageiros trocam informacoes e experiencias no Brasil inteiro, para se economizar e ate ganhar mais dinheiro! PLANILHA DE CUSTO DAS EMPRESAS:Antigamente o maior vilao para reajuste de passagens era o oleo diesel, que é o maior custo de operacao. Como este nao aumenta a bastante tempo, novas justificativas sao relatadas:CUSTO FOLHA DE PAGAMENTO: Tenho certeza que mesmo quando foram tirados os cobradores, o valor total das folhas nao abaixou, isto porque se justifica que alguns foram "promovidos" para fiscal, motorista, servicos internos, etc.. Isto nao é verdade perguntem aos antigos cobradores. E garanto que ao se verificar as planilhas nao ha alteracao para baixo. CUSTO DE MANUTENCAO: Pelo que ouvi no programa como justificativa do reajuste, as empresas falaram muito de pneus e pecas mas o que a populacao nao sabe, é que na planilha de custo nao se informa que todos os carros rodam com pneus ressolados ou recauchutados nos eixos traseiros. Novos somente no eixo dianteiro. A recauchutagem de pneu destes modelos custa no maximo a metade do valor de um novo, mas tenho certeza que na planilha as empresas apresentam o custo geral de pneus como novos somente. Quando as empresas compram novos carros, estes vem com todos os pneus novos porem, retiramos todos os pneus traseiros e colocamos no lugar pneus ressolados. Os pneus novos retirados vao para o eixo dianteiro de outros carros. Como nos onibus existem 4 pneus no eixo traseiro, voce ganha pneus novos para 2 outros carros. Isto nao representa boa economia? Com relacao a pecas, o que mais as empresas usam sao as recondicionadas ou remanufaturadas como exemplo, discos e platos de embreagem, valvulas de freio e embreagem entre outras. Estas pecas tambem sao muito mais baratas que as novas! Os orgaos que avaliam a planilha sabem disso? Alguem questiona as empresas sobre isto? Lhes garanto que este custo tambem é apresentado como aquisicao de pecas novas.Para se confirmar o que estou relatando é facil, se algum mecanico ou borracheiro de uma das empresas tiver coragem de ligar ai e falar vai confirmar o que estou dizendo. Falando nisso a cada dia se reduz o quadro de mecanicos nas empresas, o que se alega é que como a frota é mais moderna quebra-se menos carros o que nao deixa de ser verdade. Porem todos os carros tem que passar por manutencao preventiva e ha muita manutencao corretiva. Com isso o que acontece? Como o quadro de mecanicos e auxiliares vem sendo reduzido, todo trabalho é feito com muita pressa, e a pressa nao é inimiga da perfeicao? A seguranca do passageiro nao fica comprometida? Com certeza!CARROS NOVOS: Existe uma regra que determina qual o percentual de carros com idade maior (10 ou 12 anos nao me lembro bem) podem rodar no total da frota. Entao teoricamente quando boa parte dos carros atingem esta idade tem de sair de circulacao, mas muitas vezes acontece o seguinte: Quando a empresa compra um carro novo o processo funciona assim: primeiro se compra o chassisque é a parte mecanica (mercedes, scania, volvo, volkswagem) que se deseja, a carroceria é comprada a parte de outros fabricantes (marcopolo, caio, mascarello, busscar entre outros) entao, os chassis sao enviados as fabricas de carroceria onde se monta o conjunto.Para mascarar a idade do carro e economizar (entende-se ganhar dinheiro) muitas vezes se compra somente uma carroceria nova e se monta em chassis velho. O carro vai para a vistoria e se ganha mais um tempo de uso.PRECOS DE PASSAGENS: Porque em Ribeirao Preto existem dois valores de passagem? Nunca vi isto em nenhum lugar, gostaria de saber qual a justificativa.TERMINAIS URBANOS: Na minha cidade tem terminal urbano, preco unico, banheiros nos terminais e a populacao nao passa dos 100.000 habitantes. Campo Mourao que tambem tem aproximadamente a mesma populacao tambem tem terminais com as mesmas caracteristicas e mais a identificacao de linhas e trajetos, pontos especificos de parada dos carros no terminal identificados, e nestes terminais os passageiros nao ficam em pé aguardando ou tomando chuva. Londrina, Maringa, Curitiba tambem tem a mesma estrutura e populacao maior ou proxima a de Ribeirao Preto. Inclusive a Prefeita esteve em Curitiba para trazer algumas ideias administrativas e operacionais de la pra ca mas acho que sua agenda cultural e o tempo que ela gastou em fazer propaganda do Pinguim, Agrishow e Feira do Livro nao permitiu que ela observasse porque Curitiba tem um dos melhores sistemas de transporte de passageiros do Mundo!MOTORISTAS: Tudo o que motoristas e esposas de motoristas disseram no programa de ontem é verdade: Longa jornada de trabalho, pagar por conserto de carros batidos, motoristas com problemas de saude devido a pressao da profissao, sindicato inoperante entre outros é o mais comum mas algumas coisas relacionadas aos motoristas a populacao tem de saber:- Existe uma grande rotatividade de motoristas nas empresas devido aos fatos citados, mas as empresas de onibus sao lugares comuns para aquilo que chamamos de "esquentar carteira". Motoristas menos experientes entram nestas empresas para adquirir tempo de servico para disputar vagas em empresas de transporte rodoviario de passageiros, que exige grande experiencia em transporte deste tipo.- A maioria das empresas cortaram o pagamento de horas extras e utilizam do banco de horas e muitas delas para substituir os motoristas de folga (em banco de horas) se utilizam de motoristas "free-lancer" por diarias a precos modicos.- Os horarios sao extremamente apertados e tem de ser cumpridos religiosamente. Este aperto ocorre com objetivo economico e de lucros porque, quanto mais apertado o horario menor a necessidade de se disponibilizar mais carros para aquela linha, entao o motorista que se vire!- O que o sindicato oferece de suporte aos motoristas? Eles tem acesso barato e facilitado a tratamentos medicos? Tem treinamentos periodicos de direcao defensiva e transporte de passageiros? Os membros diretores dos sindicatos rodam nos onibus ou vao as garagens conversar com os motoristas sobre suas necessidades e ouvir suas reclamacoes? Ate onde sei isto nao ocorre aqui como nao ocorreno Parana. Eu so via o pessoal do sindicato uma vez por ano na reuniao com as empresas onde em 15 minutos, as empresas passavamo percentual de reajuste, assinava-se o acordo e até o ano que vem!- Os motoristas sao extremamente fiscalizados quanto ao cumprimento de horario (atrasos geram multas as empresas se denunciado ou verificado pelo orgao regulamentador), observem um dia naqueles pontos atras do mercadao, tem sempre um fiscal uniformizado com uma prachetinha fazendo anotacoes ou seja "deduragem". Tambem existem fiscais a paisana que sobem no carro, pagam passagem sopara observar a conduta do motorista, ver se nao ta roubando entre outros, que chamamos no meio de "fiscal secreta"- Todos estes acontecimentos relacionados aos motoristas, diminuem em muito a qualidade de trabalho deles! Por isso que vemos abusos no transito, agressividade ao volante e a revolta da populacao contra eles. Experimentem um dia dirigir no transito de Ribeirao Preto contando notas e moedas!- As multas de transito tambem sao pagas pelos motoristas. Mas isto quando ocorrem né? Ja imaginou se os "marronzinhos" multassem como manda a lei os abusos no transito? Mas nao sei o que acontece porque: se voce tiver usando o celular te multam, mas contar dinheiro com o carro em movimento pode. Qual a diferenca? Senhores, espero que o que relatei possa ser util. Tudo isto ocorre pelo descaso das autoridades que ao meu ver nao querem problema de forma alguma com as empresas. Sou do tempo que a motoristada chamava passageiro de "ganso" (antigamente a gente observava nos onibus em movimento um monte de gente com a cabeca pra fora da janela) como ganso é pescocudo tai o motivo do apelido. Estou exercendo a minha obrigacao de cidadao passando a voces minha experiencia em empresa de transporte de passageiros. Grande abraco a todos! Estou a disposicao para qualquer esclarecimento da parte de voces.

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