quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Capital da queimada...

Disso ninguém se orgulha...

Ribeirão Preto não tem usina, mas é a capital da queimada. Nenhum bairro da cidade está livre desse mal que ‘cai do céu’ todos os dias.

A fuligem de cana é capaz de viajar 30 km com o vento para cair direto no nosso quintal. A conta do lado ‘sujo’ da cana quem paga é povo. A umidade relativa do ar chegou a 13% esta semana, pior que no deserto. Mesmo assim, usineiros que só visam o lucro continuam botando fogo nos canaviais.

E se não fosse a cana?

Os males provocados pela queima da cana estão mais do que comprovados e se configuram em um verdadeiro crime praticado contra a população.

Além da sujeira, que faz aumentar o consumo de água, a queimada provoca graves problemas de saúde, como irritação das vias respiratórias. Crianças e idosos sofrem mais. Pessoas acometidas de asma ou bronquite têm seus problemas agravados, e as partículas invisíveis da palha de cana também podem provocar câncer. Trabalhadores rurais que tem contato diário com o chamado carvão de cana são os que apresentam os maiores problemas de saúde. Muitos deles envelhecem precocemente e com o corpo ‘surrado’ ficam dependentes de tratamentos médicos pelo resto da vida.

A queimada mata e mutila animais silvestres e compromete o meio ambiente com a emissão de gases poluentes que fazem aumentar ainda mais o calor.

Ainda assim, com todos esses crimes, nenhum ‘queimador de cana’ vai preso. Experimente botar fogo em um terreno perto de sua casa para ver o que acontece...

Quanto custa?

Nossas famílias pagam um alto preço para que poucos medalhões continuem a ter lucros milionários com essa prática. Infelizmente, os responsáveis por isso são políticos financiados por usineiros que não ousam se manifestar contra as queimadas. Para o nosso azar, a solução deste problema depende deles. Essa classe interesseira prefere receber dinheiro de grandes empresários deixando as necessidades do povo em segundo plano. Afinal, ninguém vai querer desagradar o ‘patrão’. Quem luta contra esse mal sofre retaliações. Deputados que comandaram a CPI das Queimadas relatam que ao longo das investigações sofreram pressão exigindo que a questão ‘fosse esquecida’ por ordem daqueles que detém o poder econômico. Mesmo assim, a CPI conseguiu reduzir em 17 anos o prazo da queima. Em 2008, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto rejeitou um projeto que acabava de vez com as queimadas na cidade. O lado dos usineiros falou mais alto e mais uma vez os vereadores não atenderam a vontade popular.

Apenas como lembrete...

O ministro da agricultura Wagner Rossi é de Ribeirão Preto, mas não move uma ‘palha’ para acabar com as queimadas...

O Programa Rota da Verdade é apresentado na Rádio Clube 660 AM nas manhãs de segunda a sábado entre 7h e 10h.

Siga-nos – twitter.com/rotadaverdade

Um comentário:

  1. quando se relacionar a cantora que prefere somente diga o nome da cantora e nao se ela é BOA (em um duplo sentido).. se da o respeito Lincoln!

    ResponderExcluir