quarta-feira, 7 de julho de 2010

A jornada da queimada...

Uma lasca bem graúda de queimada de cana viaja 30km sem pagar pedágio até cair direto no seu prato de comida. É capaz de agravar problemas respiratórios e mandar pro hospital crianças ou idosos, ou então, sujar o seu quintal a ponto de nehuma vassoura dar jeito e ainda aumentar o efeito estufa. É, e se não fosse a cana? Esse é o lado ruím dos canaviais, todo ele sentido pela população, pois o lado bom (lucro), está no bolso dos usineiros.

Super caminhões de cana estragam as estradas, mas nenhum usineiro ajuda a conserva-las.
O que a nossa refeição tem a ver com cana queimando, ou é novidade no cardápio arroz, feijão e cana?
Porque a dona de casa é obrigada a gastar mais água para lavar o quintal se não é ela que suja?
E de onde tirar dinheiro para comprar mais remédios para tratar problemas respiratórios provocados pela queima? Certamente ele não virá de nehuma 'ação social' patrocinada por quem se enriquece com a cana.

Quem pode interromper essa jornada maldita da queimada são aqueles que estão em uma outra viagem, aquela cujo interesse financeiro tem o bolso como ponto final. No caso, políticos financiados por usineiros....ou terão a coragem de desagradar os patrões???

2 comentários:

  1. Excelente abordagem Lincoln. Além destes problemas citados por você, nós consumidores ainda somos obrigados a pagar caro pelo produto. Mas do que em muitas cidades onde não há canaviais. Grande abraço! Rodolfo Costa - Jornal da Clube.

    ResponderExcluir
  2. Bem e ainda sem contar que em Ribeirão Preto pagamos a Alcool mais caro do estado!

    ResponderExcluir